Fundamentos em
Bio-Neuro Psicologia

A via eferente do Sistema Nervoso Periférico é dividida em duas partes: o Sistema Nervoso Somático (SNS) e o Sistema Nervoso Autônomo (SNA).

 

Sistema Nervoso Autônomo

 

Regula funções subconscientes tais como: pressão arterial, frequência cardíaca, motilidade intestinal e o diâmetro pupilar. É controlado por nervos da medula, tronco cerebral e hipotálamo e opera através do reflexo. Um neurônio localizado no encéfalo ou na medula espinhal leva informações a um gânglio autonômico (neurônio pré-ganglionar), enquanto que outro sai do gânglio (neurônio pós-ganglionar) e passa a informação adiante para um órgão (efetor). Os órgãos efetores inervados pelo SNA são: músculo liso, cardíaco e as glândulas.

É dividido em:

 

  • Sistema Nervoso Simpático (S)
  • Sistema Nervoso Parassimpático (PS

Efeitos do S (Nor-Adr) e do PS (ACC) sobre os Órgãos

Sistema Nervoso Somático

 

É constituído de fibras nervosas periféricas que enviam informações para o SNC, além de fibras motoras que inervam os músculos esqueléticas, que tem movimento voluntário. O corpo da célula é localizada no encéfalo ou medula espinhal e se liga diretamente ao efetor específico do SNS, o músculo esquelético, fazendo aí sinapse química. As fibras destes neurônios são longas e contém nas suas terminações a Acetilcolina (ACC) armazenada.

 

 

Referências Bibliográficas:

 

MACHADO,A. Neuroanatomia Funcional, R.J. Atheneu,1986

 

Imagens: Atlas interativo de anatomia humana - Netter N.D 3.0

 

Fundamentos em Bio-Neuro Psicologia PUC-Rio - Todos os direitos reservados