Fundamentos em
Bio-Neuro Psicologia

Dentro do encéfalo, os núcleos são agrupamentos discretos de corpos celulares de neurõnios. Suas fibras nervosas ou axônios têm prolongamentos para se projetar, ou ligar-se a diversas outras partes do cérebro. O encéfalo tem mais de 30 conjuntos de grupo nucleares, em geral pareados do lado direito e esquerdo.

 

Estrutura geral:

A olho nu, a maior parte dos núcleos cerebrais parece "ilhas" de substância cinzenta (corpos celulares) em meio a substância branca de fibras nervosas. Muitos núcleos não são encapsulados, ou seja, não estão contidos dentro de uma membrana ou revestimento, portanto, podem não ter um delineamento preciso dos tecidos ao redor. Um termo mais antigo para alguns desses núcleos é "gânglio". No entanto em geral o termo reserva-se às estruturas similares no sistema nervoso periférico em que grupos de corpos celulares estão normalmente encapsulados dentro de uma estrutura distinta.

 

 

Estrutura e localização dos núcleos de base

Principais núcleos e suas funções:

Basais           Sistema de núcleos envolvidos no controle motor e aprendizado.

Caudado       Envolvido no controle motor e no aprendizado, em especial no processamento de feedback.

Subtalâmico  Implicado nas ações impulsivas, incluindo a compulsão obsessiva.

Talamo          Importante área para processamento e a transmissão dos dados que chegam ao córtex cerebral.

 

Conexões e funções:

A maioria dos núcleos cerebrais tem multiplas conexões nervosas, tanto aferentes quanto eferentes, e executam uma ampla gama de funções. Os núcleos caudados - em forma de C, situado acima e ao lado do tálamo e vizinhos ao ventrículo lateral - são divididos em cabeça, corpo principal e cauda. Eles estão envolvidos no controle motor (músculos) na aprendizagem e na memória. O putâmen, que tem formar arredondada e é a parte mais externa dos principais gânglios da base, segue em parte a forma do núcleo caudado e está bastante ligado a este. Além disso o putâmen está bastante envolvido no controle motor, nos movimentos e no aprendizado. Ele tem importantes conexões nervosas com o globo pálido e a substância negra ou nigra. Todos os gânglios da base trabalham juntos, como um sistema cerebral integrado, para ajudar a garantir que os movimentos físicos sejam harmônicos e coordenados. Problemas com um ou mais núcleos levam a distúrbios do movimento, como tremores, tiques e mal de Parkinson. Os núcleos subtalâmicos também atuam nas ações impulsivas e nas interações do movimento.

 

 

 

Referências Bibliográficas:

 

MORAES, Alberto Parahyba Quartim de - O Livro do cérebro. Vol 1. São Paulo. SP, Editora Duetto - 2009. Pag 58.

 

MACHADO,A. Neuroanatomia Funcional, R.J. Atheneu,1986

 

Imagens: Atlas interativo de anatomia humana - Netter N.D 3.0

 

Fundamentos em Bio-Neuro Psicologia PUC-Rio - Todos os direitos reservados